fundo_eventos2.jpg

No mês da Cultura Popular:
Nando, vô João e as histórias de pescador, na sua escola.

Este novo projeto da Casa de Histórias leva as histórias de pescadores da cultura popular para as escolas. Histórias dos encantos do mar e dos rios com Sônia Travassos.

A proposta

Em seu livro mais recente, a autora Sônia Travassos narra a história do menino Nando e de seu pai e avô pescadores. Num fim de tarde qualquer, o pai de Nando não retorna do mar e o avô, para entreter o neto na longa espera que estava por vir, passa a lhe contar histórias de pescador - contos populares daqui, de lá, de acolá. De humor, de aventuras, de encantamentos, de fantasia.

A proposta do projeto é a de oferecer às crianças, neste período em que se celebra a cultura popular, ou em outros momentos do ano, um bate-papo com a escritora Sônia Travassos sobre a criação de seu novo livro e uma sessão de contação de histórias, com alguns dos contos que aparecem nele, narrados com a utilização de um “tapete-mar”, uma mala e outros elementos cênicos.

 

A autora

Sônia Travassos é autora de 15 livros infantis, tendo alguns deles premiados e selecionados para programas de governo. Trabalha como mediadora de leitura e contadora de histórias há mais de 30 anos, em instituições educacionais e eventos culturais. É Doutora em Educação (UFRJ), Especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ) e pesquisadora nas áreas da infância e da literatura infantil, atuando também como docente em cursos de graduação e de pós-graduação. Ministra cursos e palestras, por todo o Brasil, a convite de instituições educativas e culturais e é a idealizadora da Casa de Histórias Sônia Travassos - espaço virtual para a divulgação da literatura infantil e para a formação de mediadores de leitura.

 

 

O livro

Em “Nando, vô João e as histórias de pescador” , os primeiros contos são narrados pelo avô, mas ao longo do livro, os dois personagens se revezam no papel de contadores. E, na medida em que a espera pelo retorno do pai se alonga, e que avô e neto vão ficando cada vez mais preocupados, os contos adentram também os sonhos do menino. Nessa conversa entre o que acontece nos contos narrados e o que está acontecendo com os dois personagens, alguns dias se passam na trama, levando vô João, Nando e os leitores a se indagar: onde está o pai do menino Nando? Ele vai voltar?

 

Os contos populares narrados dentro do livro:

O pescador, o anel e o rei – Folclore Brasileiro

A Tapiora – Folclore Brasileiro

O Pescador e o Gênio – Histórias das Mil e Uma Noites

Ulisses e o canto das sereias – Histórias da Mitologia Grega

Urashima e a tartaruga – Folclore Japonês

 

 

Modos de realizar a proposta:

A proposta envolve o bate-papo da autora sobre o livro e a sessão de contação de histórias. Mas poderá envolver ainda, de acordo com interesse da escola, atividades de criação a partir do contexto do livro, além de uma sessão de autógrafos para quem adquirir o livro.

 

 

Como levar o Projeto na sua escola:

Há várias formas e custos possíveis para sua escola receber a escritora, contadora de histórias e professora Sônia Travassos. Para saber mais, entre em contato com: (21) 99641-6119.