Era uma vez: a leitura literária na Educação Infantil - livros, espaços e mediações

O curso com a professora Sônia Travassos, Doutora e Mestre em Educação (UFRJ) e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ).
O registro está fechado
Era uma vez:  a leitura literária na Educação Infantil - livros, espaços e mediações

Horário e local

02 de set. 19:00 – 30 de set. 22:00
Inscrição pelo Sympla

Sobre o evento

Por que partilhar a literatura com as crianças na Educação Infantil, desde a creche? Como o compartilhar de narrativas e poemas afeta os pequenos leitores, provocando-lhes novas experiências? Como concebemos os espaços de leitura de modo a favorecer a interação das crianças com os livros, na primeira infância? Como ler e contar histórias para e com os pequeninos? Que gêneros literários e tipos de livros vêm sendo produzidos para estes leitores? Como desenvolver práticas com a literatura que abram espaço para a expressividade das crianças? Estes são alguns dos temas a serem abordados no curso, por meio de leituras, apreciação de vídeos, reflexões e intercâmbio de projetos. O curso contará ainda com uma aula especial, ministrada pela Profª. Drª. Rafaela Vilela, que abordará o tema da literatura infantil digital.

Professora: Dra. Sônia Travassos

Doutora e Mestre em Educação (UFRJ) e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ). Atua na área da Educação há mais de 30 anos, com crianças, jovens e professores. Foi coordenadora da biblioteca e assessora de literatura na Escola EDEM, por 31 anos. Ministra palestras e cursos sobre literatura e mediação de leitura, por todo o Brasil, por meio de instituições como o TEAR, a FNLIJ, o PROLER, o QUINDIM, entre outros. É escritora de livros infantis, com 14 títulos publicados, contadora de histórias e idealizadora da Casa de Histórias Sônia Travassos, espaço virtual para a divulgação da literatura infantil e para a formação de mediadores de leitura. No ensino superior, faz parte do corpo docente da PÓS em Literatura Infantil e Juvenil, da UCAM (RJ) e do CURSO de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e pré-escolas (PUC-Rio). Neste momento é contratada da UERJ (Maracanã), como professora substituta no Departamento de Estudos da Infância, da Faculdade de Educação.

Datas: 2/09, 9/09, 16/09, 23/09 e 30/09.

Horário: quintas-feiras: 19h às 21h30.

Carga horária total: 12h e 30m.

Plataforma: Zoom

Investimento: 180,00 até 15/08.

220,00 - de 16/08 até 30/08.

Público alvo: professores de creche e Pré-escolas, bibliotecários, coordenadores, gestores, arte-educadores, psicólogos e demais interessados.

Material complementar: os cursistas receberão dois e-books com conteúdos sobre leitura literária, produzidos pela Casa de Histórias, além de artigos em PDF e links para vídeos disponíveis no Youtube. Estes materiais serão enviados por email e pelo whatsApp.

Grupo de whatsApp: montaremos um grupo de whatsApp para, ao longo do curso, mantermos uma comunicação mais rápida e complementar ao que também for enviado por email.

Emissão de certificados: os certificados serão enviados, por e-mail, alguns dias após o término do curso.

Gravação das aulas: no caso de consentimento de todos os participantes, cada aula será gravada e ficará disponível para ser assistida, por uma semana, até a aula da semana seguinte.

Professora convidada para a aula especial: Profa. Dra. Rafaela Vilela.

Rafaela Vilela é Doutora em Educação (UFRJ) e professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Infância, Linguagem e Educação (UFRJ), com ênfase em estudos nas áreas da Infância, Educação Infantil e Literatura infantil. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão entrelaçando os temas: infância, linguagem e tecnologia; leitura e escrita, literatura infantil e bibliotecas escolares. A aula abordará o tema da literatura digital e da leitura de aplicativos literários na escola.

Tópicos das 5 aulas:

Aula 1- Literatura, Infância e Educação Infantil: concepções de infância e de literatura; a leitura, a voz e o acolhimento; os textos em verso e as brincadeiras com as palavras; os textos narrativos e a experiência humana;

Aula 2-  O livro de literatura infantil:  o texto literário – verbal e visual, os critérios de qualidade e a diversidade de autores, temas e gêneros literários. Nesta aula apresentaremos depoimentos de alguns autores e ilustradores com obras de literatura infantil, publicadas para crianças pequenas.

Aula 3- Ler, contar e conversar: por que e como ler e contar histórias; ler e contar: aproximações e diferenciações; ler para e ler com as crianças; as rodas de leitura e as rodas de comentários; a integração do pequeno leitor em uma comunidade de leitores.

Aula 4- Aula especial com a Profa. Dra. Rafaela Vilela: Literatura infantil digital – aplicativos literários e interações na Educação Infantil.

Nesta aula, a Profa. Dra. Rafaela Vilela abordará o tema da literatura infantil digital, refletindo sobre a leitura de aplicativos literários, na pré-escola e primeiros anos do Ensino Fundamental.

Aula 5- Os espaços de leitura, os modos de ler das crianças e suas apropriações: como organizar espaços de leitura para os pequenos; os modos de ler das crianças; projetos com a literatura na Educação Infantil – apresentação e intercâmbio de projetos realizados.

Compartilhe este evento