banner_9

banner_9

capa_dissertação.jpg

Dissertação

A Dissertação “Lobato Infância e Leitura – a obra de Monteiro Lobato em diálogo com crianças na escola da atualidade” – defendida em 2013, na UFRJ – teve como objetivo geral analisar a obra infantil de Lobato e suas relações com a infância e com a leitura: tanto no âmbito dela própria, como no diálogo com leitores/crianças do mundo contemporâneo. Que concepções de infância e de leitura são perceptíveis na literatura lobatiana? É possível ler Lobato com as crianças da atualidade? Como a obra infantil de Lobato, escrita a partir de 1920, é lida por crianças de hoje no contexto escolar?

 

Para conhecer a dissertação clique aqui!

IMG-20190930-WA0244.jpg
capa_tese.jpg

Tese

A Tese “Concepções, Funções e Práticas de Salas de Leitura de Escolas da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro” – defendida em 2018, na UFRJ – teve como objetivo geral analisar casos de Salas de Leitura de escolas públicas do Município do Rio de Janeiro que alcançaram visibilidade/reconhecimento em suas escolas e junto à SME-Rio. Que concepções e práticas alicerçam tais experiências? Quais as funções dessas salas de leitura no contexto do projeto político pedagógico de suas escolas? Como o trabalho por elas desenvolvido contribui com a experiência leitora de crianças, professores e demais frequentadores?

 

Para conhecer a TESE clique aqui!  

Artigos Em Publicações Digitais

download.jpeg

LENDO “BARBA AZUL” NA SALA DE LEITURA DA ESCOLA: AS PRÁTICAS DE LEITURA E A EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA. Revista Entreletras (Araguaína), v. 10, n. 2, jul/dez 2019 (ISSN 2179-3948 – online). Revista Digital.

 

homepageImage_pt_BR.png
WhatsApp Image 2020-02-24 at 15.38.22 (2
cover_issue_899_pt_BR.jpg

REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS DE LIVRO E LEITURA DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Revista Digital. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2316-40185022.

WhatsApp Image 2020-02-24 at 15.38.25 (4

A UNIVERSALIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES MUNICIPAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OS PROFISSIONAIS QUE NELAS ATUAM. Revista ALEPH. Revista Digital.

cover_issue_2045_pt_BR.jpg
IMG-20190226-WA0015.jpg
cover_issue_204_pt_BR.png

O LIVRO E O CORPO: GESTOS E MOVIMENTOS DE LEITURA NA ESCOLA E NA BIBLIOTECA. Revista Contemporânea de Educação. Revista Digital.

DA SALA DE DONA BENTA PARA A SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA. Cadernos CENPEC: São Paulo | v.6 | n.1 | p.75-95 | jan./jun. 2016. Revista Digital. 

O LUGAR DA SALA DE LEITURA E DA BIBLIOTECA NA ESCOLA - 39ª Reunião Nacional da ANPEd (2019). GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita.

LOBATO NA ESCOLA: TENSÕES E POSSIBILIDADES. 7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil – II Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. UFSC, 2017.


O artigo está na página 921.

A SALA DE LEITURA DA ESCOLA E A PROMOÇÃO DA LEITURA COM AS CRIANÇAS – II Congresso de Estudos da Infância – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O artigo está na página 509.

EXPERIÊNCIAS COM O TEXTO LITERÁRIO: NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - IV Jornada de Alfabetização do Município de Niterói – alfabetização e currículo: a perspectiva discursiva em debate.

Fragmentos cotidianos: infâncias em foco. Resenha do livro Infância Crônica. (Ribes,R.,&Venas,R.(orgs.). (2019). Revista Linhas Críticas. Revista Digital. DOI
10.26512/lc.v26.2020.33935.

Artigos Em Publicações Impressas

capa revista Sinpro.jpeg

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIASRevista SinproRio - p. 32-33.  

Edemmais capa.jpeg

BIBLIOTECA ESCOLAR E PROMOÇÃO DA LEITURA Revista Edemmais – p. 16 – 1998.

evista Mario de Andrade capa.jpeg

POR QUE LER OBRAS CLÁSSICAS COM CRIANÇAS DE HOJE?  Revista da Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo), nº 73, p. 100-112. 2019. 

Casa da Leitura capa.jpeg

BIBLIOTECA ESCOLAR: MUITO ALÉM DE ESTANTES ARRUMADAS.  Fundação Biblioteca Nacional - PROLER, 2010, p. 65-73.

capa livro pesquisa.jpeg

OS PERSONAGENS LEITORES DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.    Travessias da Literatura na Escola. Org. Patrícia Corsino. 1ª ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014, v. , p. 67-82. ISBN: 978-85-421-0268-0.

capa livro pesquisa.jpeg

INFÂNCIA E ESCOLA: A OBRA DE LOBATO E AS MEDIAÇÕES DE LEITURA.   Travessias da Literatura na Escola. Patrícia Corsino. (Org.).  1ª ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014, v. , p. 155-170. ISBN: 978-85-421-0268-0.

capa livro Lobato.jpeg

ENTRE SACIS E JECAS: UM LOBATO EM BUSCA DA IDENTIDADE NACIONAL.  MONTEIRO LOBATO Ideias ao Infinito. Eliana Yunes. (Org.). 1ª ed. Rio de Janeiro: Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio; Reflexão Editora e Livraria Ltda., 2011, v.1,p.234-253.                                                                             

capa livro CEALE.jpeg

DA SALA DE AULA PARA AS PÁGINAS DOS LIVROS.  ESCOLHA (LITERÁRIAS) EM JOGO. Graça Paulino. (Org.). 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. 1, p. 181-187.

Material de Apoio Didático

capa livreto TEAR.jpeg

LEITURA E LITERATURA NA ESCOLA é um material de apoio didático produzido por Sônia Travassos e Denise Mendonça para o projeto Rotas e Redes Literárias - formação de mediadores de leitura - realizado em parceria entre o Instituto TEAR de ARTE e a Fundação Vale em diferentes municípios brasileiros. O material discute a leitura literária na escola, a formação de leitores e o papel das salas de leitura nas escolas.

capa BPE.jpeg

BIBLIOTECAS INFANTIS – um programa para pequenos leitores é um CADERNO DE REFERÊNCIA DAS BIBLBIOTECAS INFANTIS DA REDE DE BIBLIOTECAS PARQUE, no Rio de Janeiro. Este Caderno foi produzido em 2015 e contou com textos de Sônia Travassos, Inês de Biase, Ana Claudia Campuzano Martinez e Maria Lúcia Calderon: os textos versavam sobre a biblioteca infantil em ação – reflexões e sugestões sobre práticas de promoção da leitura neste espaço. A supervisão do trabalho foi da Área de Conteúdo Bibliotecas Parque do Rio de Janeiro.

Guia do professor Globo.jpeg

Guia do Professor TESOURO MONTEIRO LOBATO  é um guia que escrevi para um projeto da Editora Globo para a divulgação da obra infantil de Monteiro Lobato. O guia, que contou com textos de Sônia Travassos e Claudia Pimentel, discute aspectos importantes de várias obras do autor e sugere também propostas para compartilhar tais leituras com as crianças em espaços educativos e culturais. O projeto teve a coordenação editorial de Cecília Bassarani, Camila Saraiva e Luciana Ortiz de Castro.