LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA: MEDIAÇÕES E PROJETOS

Neste curso vamos tratar especialmente da literatura infantil brasileira e do que precisamos pensar para melhor mediar seus acervos junto às crianças. Que critérios usar para a escolha das leituras? Como desenvolver projetos literários?
O registro está fechado
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA: MEDIAÇÕES E PROJETOS

Horário e local

04 de mar. 19:00 – 25 de mar. 21:30
Curso pela plataforma Zoom

Sobre o evento

A literatura infantil está na escola, desde sua origem. Neste curso vamos tratar especialmente da literatura infantil brasileira e do que precisamos pensar para melhor mediar seus acervos junto às crianças. Que critérios usar para a escolha das leituras? O que traz qualidade aos textos literários? Como desenvolver projetos literários? A partir de que estratégias e práticas de leitura? Estas são questões que estarão presentes neste curso online e que serão abordadas por meio de leituras, da experimentação de práticas e do compartilhamento de projetos já desenvolvidos com crianças no ambiente escolar, sempre partindo de um determinado enfoque: clássicos, contos populares, autores contemporâneos e poesia.

Datas: 4/03, 11/03, 18/03, 25/03.

Horário: quartas-feiras: 19h às 21h30.

Carga horária total: 10 horas.

Investimento:170,00

Inscrições: clique aqui!

Material complementar: os cursistas receberão dois e-books com alguns conteúdos do curso, textos em PDF e links para vídeos disponíveis no Youtube.

Plataforma: zoom metting

Professora: Dra. Sônia Travassos

Doutora e Mestre em Educação (UFRJ) e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ). Atua na área da Educação há mais de 30 anos, com crianças, jovens e professores. É coordenadora da biblioteca e assessora de projetos literários na Escola EDEM. Ministra palestras e cursos sobre literatura infantil e juvenil, por todo o Brasil, por meio de instituições como o TEAR, a FNLIJ, o PROLER, o Instituto Quindim, entre outros. É escritora de livros infantis, com 14 títulos publicados, contadora de histórias e idealizadora da Casa de Histórias Sônia Travassos, espaço virtual para a divulgação e o debate da literatura infantil e juvenil. No ensino superior, faz parte do corpo docente da PÓS em Literatura Infantil e Juvenil, da UCAM (RJ) e do CURSO de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e pré-escolas (PUC-Rio).

Encontro 1 – 03/03/21

As concepções de infância e de literatura e os clássicos infantis brasileiros. Monteiro Lobato e os autores dos anos 1970. Por que ler os clássicos e o que os caracteriza? Como mediá-los? A importância das rodas de leitura. Apresentação de projetos realizados a partir deste tipo de acervo: o autor e sua obra, galeria de personagens, entrevistas, cartas, recontos etc.

Encontro 2 – 10/03/21

As narrativas da tradição oral brasileira: os primeiros folcloristas, os recontos contemporâneos, as lendas indígenas. Práticas e projetos: contação de histórias, rodas de leitura, recontos, criações de textos.

Encontro 3 – 17/03/21

A literatura infantil brasileira atual: diversidade de autores e temas, literatura indígena, literatura negra, livros de imagem, livros ilustrados etc. Critérios de qualidade. A importância das rodas de leitura e de comentários. A ampliação de repertórios. Projetos com a leitura e a escrita.

Encontro 4 – 24/03/21

A Poesia: oral e autoral. As características da poesia escrita especialmente para a infância. A poesia não escrita exatamente para as crianças, mas que pode ser lida por elas. Práticas e projetos com a poesia: jogral, paródias, análises, criações, invasões poéticas.

PÚBLICO: Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Professores de Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares, Mediadores de Leitura, Arte-Educadores, Educadores que atuam em outros projetos educacionais, livreiros e demais interessados.

Compartilhe este evento